GOLPE OU CADEIA!

Alguma coisa grave está para acontecer na política brasileira antes do primeiro turno das eleições deste ano.

Não precisa ser um expert em política para saber que o milico vai perder a eleição se elas forem disputadas dentro das regras democráticas. Até ele e sua quadrilha sabem disso e por isso estão tentando criar um clima de insegurança e desconfiança com a população, a exemplo do que aconteceu nos EUA com o Donald Trump que inflamou uma pequena parte barulhenta dos americanos negando a vontade do povo ianque que elegeu o banana do Biden.

A tentativa de golpe do Trump só não deu certo porque as instituições americanas são fortes e eles não teriam como explicar uma facada na sua própria “democracia” que serve muitas vezes para justificar a invasão de países estrangeiros em nome da democracia.

Aqui no Brasil a situação é diferente.

Nossa democracia é jovem, pois recém saímos de uma ditadura de 21 anos que traumatizou o País. As instituições estão se fortalecendo aos poucos. Por isso é fundamental que o povo vote contra este fascista já no dia 02 de outubro.

Espero que o povo não se deixe enganar por este “pacote de bondades”, (só até a eleição), que ele e o Centrão estão oferecendo para tentar de qualquer forma a sua reeleição. Agora, se ele perceber que, mesmo com estas “bondades”, as pesquisas continuem favorecendo o Lula, ele vai tentar dar um golpe militar. Aí até o Centrão se ferra.

Não tem saída para ele. É GOLPE OU CADEIA.



SAUDADE DOS AMIGOS

Sempre tive facilidade em fazer amigos. Acho que aprendi com minha vó. Ela tinha o costume de cumprimentar e puxar conversa com todas as pessoas que encontrava. Até nas paradas de ônibus ela cumprimentava quem estava esperando o transporte. Ela obrigava a gente a cumprimentar o apresentador do noticioso da TV quando ele encerrava o jornal e dava boa noite. “Dá boa noite pro moço, seu mal educado”.

Conquistei muitos amigos. Sabe aquelas amizades que a gente incorpora a nossa biografia. Relembrar os melhores momentos da tua vida junto com os amigos é muito legal. Os churrascos, as pescarias o futebol.

Lembro que futebol, religião e política eram tabus. Até porque a religião predominante era a católica. No futebol ninguém era fanático e política a gente achava muito chata.

Com o tempo, seguimos nossos destinos. Nossa profissão e a família nos afastaram para outras cidades. Mas isso não impediu que de vez em quando a gente se encontrasse quando um viajava para a cidade do outro. É claro que isto acontecia com outras pessoas e famílias no Brasil inteiro.

Eu nasci em Porto Alegre mas morei muitos anos em Viamão. Atualmente moro em Gaurama. Só que em 2018 aconteceu uma tragédia que começou a mudar radicalmente a vida das pessoas que eram amigas e se curtiam.

Não estou falando da covid 19, que matou quase 700 mil brasileiros.

Estou falando de uma praga maior chamada, Jair Bolsonaro. Um reles capitão fascista de ultra direita, que depois de eleito, por um descuido da própria direita, começou a disseminar o ódio entre o povo brasileiro que sempre foi um povo alegre.



Não há mais motivo para ser feliz.

Fomos privados de comemorar com os amigos os bons e velhos tempos. Os amigos se apartaram. Agora existe o churrasco da turma da direita e o da turma da esquerda. Infelizmente eu saí perdendo nesta divisão pois a maioria dos meus amigos, que antes detestavam política, foram abduzidos para dentro da bolha bolsonarista. Agora preferem gastar o tempo com fake news. Até já tentei me aproximar de alguns deles, os menos raivosos, mas o constrangimento é inevitável. A esperança é que esta situação mude com a vitória de Lula.

Não vai ser fácil consertar os estragos que o milico fez à nação, mas pelo menos voltaremos a ter paz novamente e espero que os meus amigos voltem a ser aquelas pessoas legais que sempre foram e voltemos a nos reunir para relembrar os velhos tempos e dar risadas das histórias que marcaram nossas vidas quando éramos apenas bons amigos.



SÓ “CURVA DE RIO”

Cara, olha só a loucura que virou o governo do milico. Não é por acaso que o genocida anda extremamente nervoso, ameaçando dar golpe caso ele não seja reeleito.

Como vai dar certo um governo que ganhou a eleição de 2018 por um acaso. Ele não tinha nenhum programa estratégico de governo. Dizia apenas que era liberal e contra o sistema político brasileiro (Centrão). O povo babaca chupou bala e elegeu este delinquente. Vejo o milico como aquele cara que ganhou na loteria e jogou tudo fora.

Analise o bando de desqualificados e loucos que já passaram por este governo terrivelmente incompetente.

1- ABRAHAM WEINTRAUB: um lunático que queria fechar o STF. Foi demitido e hoje é inimigo do governo. O governo já está no quinto ministro da educação

2- MILTON RIBEIRO: um pastor evangélico, terrivelmente corrupto, indicado pela esposa do milico, sob a benção do deus prevaricador que faz de conta que não vê nada dos mal feitos destes pastores picaretas.

3- OLAVO DE CARVALHO: o guru do gado bolsonarista que dizia que a terra é plana. O grande filósofo do milico morreu falando mal dele e sem nenhuma honraria.

4- SÉRGIO CAMARGO: presidente da Associação Zumbi dos Palmares, uma entidade séria e respeitada que sempre defendeu a memória da luta dos negros contra a escravidão no Brasil. Mas ao contrário de tudo que se espera de um negro, ele foi contra sua própria raça. Foi como nomear um palestino para presidir a Sociedade Israelita.

5- RICARDO SALES: ministro do Meio Ambiente. Este já deveria estar na cadeia pela venda ilegal de madeira da Amazônia. Só foi demitido por causa da pressão internacional. Hoje, enquanto aguarda o processo contra ele na justiça, é candidato a deputado para tentar ganhar foro privilegiado.

6- EDUARDO PAZUELLO: general da ativa, ex Ministro da Saúde, envolvido nas falcatruas da compra das vacinas e pelo mal gerenciamento durante a pandemia da Covid 19. As investigações foram arquivadas por 100 anos pelo milico terrivelmente vagabundo.

7- ROBERTO ALVIM: nome pouco conhecido no mundo cultural, durou apenas 2 meses no cargo de Secretário da Cultura, depois de fazer um discurso com referência nazista a’ um ministro de Hitler.

8- REGINA DUARTE: a viúva Porcina, uma reacionária de carteirinha, desempenhou um papel desastroso nos 2 meses em que ficou na pasta. Mais desastroso ainda foi abrir mão de contrato de 50 anos com a Rede Globo para se aventurar num governo fascista.

9- MARIO FRIAS: este canastrão também foi um verdadeiro fracasso. Foi uma gestão de fofocas, desperdício de dinheiro público e suspeita de uso de diárias superfaturadas.

10- SERGIO MORO: este foi o pior personagem que passou pelo governo. Ele desmoralizou a justiça brasileira com a farsa da Vaza Jato. Enganou o País e o mundo, forjando acusações que acabaram com a prisão do Lula, facilitando a vitória do milico.

Dei o título desta coluna de CURVA DE RIO porque é onde o lixo se acumula nos rios.

Hélio Ortiz é professor, produtor cultural, e foi Secretário Municipal da Cultura e Esporte de Viamão durante os governos do PT.