Na época do voto impresso, os coronéis do norte/nordeste sempre manipularam as eleições, o que era corriqueiro nos cantões do Brasil nas eleições municipais em cidades comandadas por coronéis.

O local da votação era geralmente numa escolinha de cidades pequenas. Os candidatos eram apenas dois, um da oposição que defendia os mais humildes e o candidato do coronel que defendia os privilégios e a continuidade no poder municipal.

Numa noite antes da eleição, o coronel mandava um jagunço subir no forro da escola quando ela já estivesse fechada e fazer um furo de aproximadamente 1 cm de diâmetro no forro bem em cima onde ia ser colocada a cabine com a urna. Naquela noite o jagunço dormia no forro e junto levava um saco de talco. No dia seguinte, quando iniciava a votação, o jagunço olhava pelo furo, em quem os eleitores votavam, e os que não votavam no candidato do coronel, ele jogava uma pitada de talco nas costas do eleitor que não era vista por quem estava na sala. Quando o eleitor saía na rua o “pau comia”.


A VOLTA DOS CORONEIS

O que o milico vagabundo quer, com o voto impresso, é a volta ao passado. Só que agora não são mais os jagunços a serviço dos coronéis, são os milicianos a serviço do genocida.


QUE DEUS AJUDE

O milico vagal só imanta coisa ruim para o seu governo. Na área cultural são cantores sertanejos e artistas canastrões frustrados. Na religião são estas igrejas pentecostais, formadas por ignorantes. Na economia são banqueiros agiotas e grandes empresários exploradores e sonegadores de impostos. Nas Forças Armadas são milicos corruptos e arrogantes. Na política são as velhas ratazanas sangue sugas do Centrão. No setor primário são os velhos reacionários que defendem somente os interesses do latifúndio, o agro negócio. Até o lumpen do lado dele.

Como vai dar certo um governo que só tem “mequetrefe” a sua volta?


TOMA QUE O FILHO É TEU

Se deus existisse eu diria que é um castigo para a velha direita este monstro que ela pariu. Como se livrar agora do milico fascista? Podem ir se preparando porque a Semana da Pátria vai ser turbulenta. O Jair vai dar o último tiro. Se acertar vai evitar o impeachment por mais um tempo, se errar já era para o governo. Acho que vai ser a maior manifestação da extrema direita até agora. Isto é péssimo para a terceira via.

E agora velha direita? saia dessa!


CENTRÃO DE ESQUERDA

Vou insistir na tese de que o Lula e os grandes nomes da esquerda desistam da disputa pelo executivo e foquem somente no legislativo. O Lula como candidato a deputado federal iria arrastar mais de 20 deputados com ele. Não fiquem pensando que defendo esta proposta porque quero ver a velha direita, com a terceira via, enfrentar numa guerra sangrenta a direita fascista do milico sem serventia. A vitória do candidato da terceira via estaria garantida e dependeria da grande bancada da esquerda para governar o País. Seria o Centrão da Esquerda. A Senadora Simone Tebet seria um bom nome da terceira via.


GADO SOFRE

Não deve ser fácil a vida do gado bolsonarista. Além de saber que eles representam apenas 25% da população, eles são seguidamente ridicularizados por conta das defecadas do chefe genocida. E ainda por cima as pesquisas indicando que o milico perde para todos os outros pretensos candidatos. Perde até para o calcinha apertada. Aí é demais. Coitado do gado.


FAKE NEWS

O prato preferido do gado bolsonarista, além de grama, claro, é a mentira, as fake News. Eles tentam justificar mentiras e agressões com liberdade de expressão. Eles são o abismo cultural e intelectual da nação.


HEROIS SEM LUTA

Vejam o absurdo que o milico fascista acabou de fazer para beneficiar os seus amigos generais. Dezenas de generais foram promovidos a Marechais. Só que para ser promovido a Marechal, o general tem que ter participado de alguma guerra. Estes vagabundos que ele promoveu não participaram nem de briga de colégio. Cada um deles vai receber mais de 100 mil reais mensais. Já para o povo desempregado e passando fome, ele dá uma banana.


ATENÇÃO MILICADA CORRUPTA

Aproveitem bem as mamatas do governo do capitãozinho, porque depois de 2022 vocês vão levar um chute na bunda que vão parar lá no Afeganistão.

Hélio Ortiz é professor, produtor cultural, e foi Secretário Municipal da Cultura e Esporte de Viamão durante os governos do PT.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.