Nós éramos conhecidos lá fora, até pouco tempo, apenas como a República das Bananas. Muitos turistas estrangeiros vinham para o Brasil para conhecer índios. Achavam que nossa capital era Bueno Aires. A gente aceitava a depreciação de ser apenas parque de diversões dos gringos que vinham aqui pular Carnaval, ver futebol e curtir nossas praias.

Nós até achávamos que deus era brasileiro pois aqui não havia guerras, terremotos e outras catástrofes que assistimos pela televisão.

Ser um País do terceiro mundo era nosso destino irremediável.

Somos um grande povo, trabalhador e maravilhoso, um dos maiores países do mundo, cheio de belezas e riquezas. Mas isto não nos pertence, isto pertence à classe dominante.

Pertence apenas aos 5% que detêm 80% da riqueza do País. E nós temos trabalhar duro para manter o status quo desta gente.

E aí, quando em 2002, por um descarrilamento da direita, apareceu um maquinista, que começou a melhorar a vida do povo, imediatamente a elite brasileira tratou de corrigir este acidente para que o trem voltasse aos trilhos novamente e continuasse andando como sempre andou.

Só que o maquinista que ela colocou na locomotiva é um louco e o trem está desgovernado e vai descarrilar novamente, ali adiante, naquela curva em 2022.


ONTEM ORGULHO, HOJE VERGONHA

O Paraná sempre foi o Estado mais sem graça da região sul. Santa Catarina era conhecido apenas pelas praias bonitas. Já o Rio Grande do Sul sempre foi o protagonista da região sul.

Na economia éramos o celeiro do Brasil. Na educação, aluno nota dez. Na política então nem se fala. Daqui saíram a maioria dos nossos presidentes da república. Os gaúchos, conforme pesquisas, eram o povo que mais se orgulhava de seu estado.

Só que hoje, aquele valente do lenço vermelho, deu lugar para um coelhinho amedrontado.

O Estado está quebrado.

Nosso consolo é que os paranaenses que estavam todos orgulhosos pela sede da Lava Jato ser em Curitiba, agora, depois que o Moro e sua quadrilha foram desmascarados, estão com cara de criança cagada.

Afinal, Curitiba ficou conhecida no mundo inteiro como a cidade que acabou com a corrupção no Brasil. Agora é conhecida como a cidade da maior falcatrua jurídica do mundo.


O PULSO AINDA PULSA

Renite, bronquite, reumatismo, sinusite, tendinite, apendicite, reumatismo, diabetes, asma, aids, câncer, raiva, depressão, rubeola, trombose e covid. E o pulso, ainda pulsa.

Vou torcer para continuar pulsando até o segundo turno. Aí o pulso dele vai parar e eu vou dizer: E DAÍ, NÃO SOU COVEIRO!


A CHAPA TÁ QUENTE

O tempo está passando, a chapa tá esquentando e a direita golpista não consegue tirar da cartola um candidato para evitar o milico no segundo turno.

Estão tentando inventar um nome capaz de enfrentar o Luiz Inácio, mas primeiro vão ter que dar o golpe do impeachment no Jair, como fizeram com a Dilma.


TEM COELHO NA CARTOLA

Tem tempo que venho dizendo que esta história da cloroquina não é só coisa da cabeça do milico para combater a pandemia. Podem ter certeza que tem muita gente ganhando dinheiro com a cloroquina, e não são só os laboratórios.

Tem gente do governo levando alguma vantagem.

Mas o que mais levanta suspeita são muitos médicos, que mesmo sabendo da ineficácia do medicamento, continuam fazendo prescrições. O ex ministro de relações exteriores, Ernesto Araújo, vai ter que dar muitas explicações para a CPI da Covid sobre o pedido de compra de cloroquina dos EUA, e aí o nó pode começar a ser desatado.


RAPIDINHAS

JESUS É DE FÉ – Quem será que deus vai apoiar nas eleições para presidente em 2022? Jesus eu sei que vai votar na esquerda pois sempre defendeu os fracos e oprimidos. Já o pai dele…

ATENÇÃO GADO BOLSONARISTA!!! Vocês têm que deixar de serem bunda moles e dar o golpe militar de uma vez, antes que a CPI da pandemia dê um impeachment no Capitão Cloroquina.

PHODEMOS – O milico está procurando um partido para concorrer à reeleição em 2022. Tenho uma sugestão: que tal o PHODEMOS (com o povo).

GENERAL COVARDE – Os milicos gostam gargantear que são honrados e destemidos. Então porque o Gordinho da saúde está com medo de ir na CPI? Se fosse homem de verdade iria, e fardado. Agora vai ter que ir na marra, só que vai brincar de vaca amarela.

JAIR VICE – Só tem um jeito do Milico continuar no governo a partir de 2022. Dando o golpe militar ou sendo vice do Lula.

TRÁFICO X MILÍCIA – A milícia carioca, que não conseguia entrar na favela do Jacarezinho, por causa dos traficantes, agora está com o caminho livre depois do massacre de 28 jovens na última semana. A semelhança do apoio dos governos, federal e estadual carioca é mera coincidência?

EXTRA… EXTRA… – Acabo de BATER TAMBOR com meus Orixás e eles me falaram que o Luiz Inácio (sem G) vai vencer as eleições no primeiro turno. Oxalá.

SONHAR NÃO CUSTA NADA – Meu sonho para 2022 seria: O Luiz (PT) para presidente; O Guilherme (PSOL) para o governo de São Paulo; O Marcelo (PSOL) ao governo do Rio; a Luciana (PSOL) ou Fernanda (PSOL) para o governo gaúcho com a Maria (PT) de vice. A utopia seria a união de toda a esquerda brasileira.


Hélio Ortiz é professor, produtor cultural, e foi Secretário Municipal da Cultura e Esporte de Viamão durante os governos do PT.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.