Para deixar o clima um pouco mais leve, resolvi puxar meu lado Barão de Itararé e trazer um pouco de cultura e de ciência aos nobres leitores.

A Lei de Godwin

Para cada minuto que uma discussão sobre qualquer assunto polêmico prolonga-se, e de forma proporcional à virulência dos argumentos empregados, aumentam as probabilidades de que uma das partes envolvidas compare a outra a Hitler.

Essa é a Lei de Godwin, descrita pelo advogado norte-americano Mike Godwin em 1990.

E ela é super verdadeira, especialmente hoje em dia.


A Lei de Cunningham

A maneira mais simples de se obter uma resposta certa na Internet não é fazer uma pergunta, mas sim publicar uma resposta errada a ela.

Alguém vai correr para te refutar e esfregar a resposta certa na tua cara.


A Lei de Brandolini

A quantidade de energia necessária para refutar uma bobagem é sempre equivalente ao dobro da energia dispendida para produzí-la.

Assim disse, em 2013, o programador italiano Alberto Brandolini. E nós, brasileiros nessa era das fake news, só podemos concordar.


O Efeito Dunning-Kruger

As pessoas com menores habilidades cognitivas e menos noção são justamente aquelas que não têm os subsídios para mensurar a própria ignorância e, portanto, tendem a ser aquelas que se acham mais talentosas, mais conhecedoras e mais inteligentes.

Ou, resumindo, quem é muito burro, acaba sendo burro demais até para enxergar a própria burrice.


A Lei de Benford sobre a Controvérsia

Descrita por Benford em um livro de 1980, e aplicável a praticamente todos os militantes virtuais do século XXI e também a pessoas que entraram em um namoro recente:

A paixão é inversamente proporcional à quantidade de informação relevante disponível.


O Princípio de Peter

Em uma hierarquia, todo empregado tende a crescer até seu nível de incompetência.

Fulano é um baita vendedor ou um baita operário? Ele vira gerente de equipe. E como é um mau gerente de equipe, não sobe além disso, permanecendo um mau gerente de equipe pelo resto da vida.


O Princípio de Shirky

As instituições tentam sempre preservar a existência dos problemas para os quais elas são a solução.

É por isso que políticos que se elegem prometendo saneamento e asfalto para uma vila dificilmente vão completar as obras em um mandato, sob o risco de não terem mais o que prometer daqui a quatro anos.


A Lei de Sturgeon

Noventa por cento de qualquer coisa é puro lixo.

A frase, proferida pelo escritor Theodore Sturgeon, descreve um cálculo aplicável absolutamente todo tipo de coisas.
Se pegarmos todas as músicas lançadas a cada ano, 9 de cada 10 são horríveis ou serão esquecidas rapidamente. Filmes no cinema? A mesma coisa. Livros? Também. Pessoas que conhecemos ao longo da vida? Idem.


A Lei de Parkinson

O trabalho se expande de forma a preencher sempre o tempo disponível para sua execução.

E tem ainda um corolário: As despesas crescem sempre para se igualarem às receitas.

O britânico Cyril Northcore Parkinson chegou a essa conclusão em 1955, observando que o número de empregados no Departamento Colonial do Império Britânico aumentava a cada ano, embora o império tivesse cada vez menos colônias. E que, mesmo com cada vez mais gente e menos trabalho, os “aspones” arrumavam um jeito de ocupar o dia lá.

É que cada chefe quer sempre ter mais subordinados para sentir-se mais importante. E com o tempo, a mera presença de tanta gente gera trabalho a ser feito, uma vez que a gestão de pessoas torna-se cada vez mais complexa.


As Três Leis de Clarke

1 – Quando um cientista velho e prestigiado disser que algo é possível, é porque provavelmente é possível. Quando ele disser que é impossível, ele provavelmente está enganado.

2 – A única forma de descobrir os limites do que é possível, é aventurando-se um pouco além desses limites e tentando o impossível.

3 – Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da pura mágica.


E claro, a Lei de Gerson

Porque somos brasileiros e temos que valorizar nossos pensadores.

Jornalista, assessor de imprensa, colunista de uma penca de jornais ao longo dos anos. Atualmente, trabalha para o Governo Federal. É um Ativista dos Direitos dos Homens e um racionalista pragmático. Autor de "Política para Iniciantes" e de outros livros. Site: www.fabiosalvador.com.br

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.